Conheça os riscos de adiar à ida ao ginecologista

Thamires Castanha

Ser mulher é literalmente padecer no paraíso, além de ter que conciliar a vida pessoal e profissional – que já ocupa grande parte do tempo, a saúde feminina não pode ser deixada de lado, por mais alucinante que seja sua rotina. A ginecologia é uma especialidade da medicina que existe para cuidar exclusivamente da saúde das mulheres.

O ideal é agendar uma consulta semestralmente, escolher um médico de confiança e fazer o papa nicolau com frequência. Até porque, as mulheres, são “feitas” de puro hormônio e sempre devem estar atentas a qualquer sinal de alerta.

Problemas hormonais podem causar menopausa precoce, miomas que podem ser tratados com remédios ou outros que levam à intervenções cirúrgicas. Sabe por quê os miomas podem te levar ao centro cirúrgico? Pois é. Porque a grande maioria deles é assintomático, portanto, somente as mulheres que vão sempre ao ginecologista conseguem detectá-lo dentro de um tempo hábil.

Mas de deixar passar mais de um ano sem iniciar o tratamento – que pode ser feito somente com medicação oral ou injetável, o mioma pode crescer e causar diversas complicações. Uma delas pode provocar até a perda do útero, ou seja, um problema simples pode se tornar grave, caso não tratado a tempo e ainda impedir muitas mulheres de realizar o sonho da maternidade. Outras doenças também são motivos de preocupação, principalmente, para mulheres com vida sexualmente ativa, como as Doenças Sexualmente Transmissíveis, por exemplo.

Sem falar que nos últimos 10 anos no Brasil, houve um aumento expressivo do número de casos de câncer no útero no país. Uma doença que assusta já na confirmação do diagnóstico, mas pode ser tratada, caso também seja descoberta no estágio inicial. Se for diagnosticada tardiamente pode levar a morte.

Enfim, se você é mulher, não deixe sua saúde de lado. E caso não esteja em dia com seu ginecologista, encontre um espaço na agenda e foque no agendamento dos exames. Pois, sem estar com a saúde em dia, não importa a maquiagem ou o salto alto. Por isso, cuide-se e seja linda e poderosa em todos os quesitos.

Conscientize-se que uma simples ida ao ginecologista a cada seis meses, pode lhe poupar menos rugas de preocupação. Por isso, cuide-se!

Crédito: Ana Paula Borges Freire