Agendar consultas e exames no plano de saúde

FERNANDO PEREIRA DA SILVA

Ir ao médico para um check-up deveria ser rotina para a maioria dos pacientes que, pela falta do convênio médico, deixam de ter esse cuidado com a saúde.
É importante lembrar que os exames de rotina, muitas vezes, são importantes para detectar doenças em estágio inicial. Detectadas cedo, algumas dessas doenças têm maiores chances de cura e o tratamento pode salvar a vida do paciente. É o caso, por exemplo, do câncer de mama e dos tumores na próstata.
Esses exames chegam a diagnósticos mais precisos e rápidos se forem realizados em clínicas credenciadas de alta qualidade, de tecnologia de ponta e da melhor rede de médicos credenciados. Um exemplo de convênio que dispõe dessas praticidades é o do Plano de Saúde Amil, que conta com um Programa de Qualidade de Vida (PAQV), que identifica o risco de doenças cardiovasculares e diabetes nos colaboradores de empresas-clientes do plano.
Os médicos recomendam, em geral, que a partir dos 30 anos os pacientes façam exames pelo menos uma vez ao ano.
No caso de resultados dentro dos limites da normalidade, os exames devem ser repetidos a cada dois anos e se alterados, semestralmente ou a critério do médico. Os exames mais comuns são de glicemia, o perfil lipídico (colesterol e triglicérides), ureia, creatinina e hemograma.
Já pacientes que têm doenças crônicas, como o diabetes, asma e hipertensão, precisam agendar exames mais frequentemente, conforme orientação médica, além de cuidados e observação especial, como a que é disponibilizada no Amil Total Care, que trabalha com equipes multidisciplinares – ou seja, que englobam várias especialidades – e dispõe que o diagnóstico seja feito dentro dos próprios centros médicos, o que agiliza o atendimento.
Para a marcação de consulta em especialidades, como o o oftalmologista por exemplo, o paciente deve agendar consulta pelo menos uma vez ao ano, para conferir a necessidade do uso do óculos ou o aumento do grau, e se a pressão ocular está dentro da normalidade. Além disso, diabéticos devem tomar um cuidado especial por conta da retinopatia diabética, que pode levar a uma perda parcial ou total da visão.
Já as mulheres devem agendar consulta com o ginecologista ao menos uma vez por ano para a realização de preventivos, que servem para o diagnóstico precoce de doenças ou de alterações no organismo.
Justamente pela precisão e pela importância desses exames na hora de detectar doenças ou alterações no organismo, é fundamental que eles sejam realizados em locais adequados, com profissionais confiáveis e com a rapidez necessária.

Crédito: Any Cometti